terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Tempo dos Ciganos: Dançar e Rir com Boa Música

No passado Sábado assisti a um concerto que tinha muita curiosidade em ver. Falo de Emir Kusturica e a sua The No Smoking Orchestra.

Conheci-os em primeiro lugar a partir do cinema, nomeadamente num filme que penso ser do circuito alternativo mas que se tornou uma peça de arte bem conhecida: Gato Branco, Gato Preto. O filme é fantástico, um quadro em que se desenrolam as peripécias e aventuras de uma família (ou melhor, comunidade) de ciganos. A comédia é delirante, o ritmo frenético e as personagens do filme, tresloucadas, porcas e muito, muito apaixonantes! O enredo passa-se no leste europeu, possivelmente na região dos Balcãs.

Para acompanhar este prato tão salgado, picante e diverso, nada melhor do que uma banda sonora que acompanhe tão gostosa refeição.

É o que fazem Emir Kusturika e restantes capangas. Tocam uma música empolgante, hiperactiva e com um ritmo que só dá para saltar e dançar.

Na expectativa de viver estas emoções, fui, com os meus amigos, ao Coliseu dos Recreios em Lisboa assistir ao espectáculo. Não conhecendo a discografia da banda mas alguns dos seu êxitos, o concerto levou-me durante cerca de 2 horas à alegria, à dança e até houve lugar à admiração de algumas habilidades em palco, como foi o caso de se tocar guitarra e violino num arco (penso se chamar assim) do tamanho de uma cana de pesca…

Resumindo, valeu a pena ir, pela música e pelas pessoas que me acompanharam. :)

Sem comentários: