sábado, 2 de fevereiro de 2008

Comets on Fire - Desejo de Criar

“(…)It was an earthy sound, the rhythm of the heart and life, of love, death, sex and passion—just rock ‘n’ roll shit, ya know? Just letting the music—and the desire to create, and the event of creation—be naked.(…) - Membro dos Comets on Fire numa entrevista, respondendo à relação da banda com as influências do rock psicadélico dos anos 60-inicio dos 70.

Vi esta entrevista na Internet sobre os Comets on Fire há cerca de 2 semanas. Entre outras respostas interessantes retive esta definição acerca da música que esta banda faz. Depois de tentar passar para palavras as sensações vividas ao ouvi-los não encontrei melhor.

Descobri esta banda ao procurar sonoridades que tivessem algo a ver com uma das minhas bandas preferidas, Jon Spencer Blues Explosion, e encontrei-os. Têm intensidade, criatividade e rock como os Blues Explosion. Os Comets são no entanto caracterizados por uma maior profundidade e talvez incerteza nas temáticas (não necessariamente nas letras mas nas sensações despertadas) e nos sons produzidos traduzida também no tamanho das suas músicas que têm em grande parte para cima de 6 minutos.

A primeira vez que os ouvi senti que eles tinham qualquer coisa de especial. E porquê? Pela simples razão de as músicas serem bastante orgânicas e crescerem à medida que chegam ao seu final. Reportando mais uma vez à entrevista aqui mencionada, as músicas dos Comets são seres vivos que crescem, são vulcões que se activam, são sentimentos que se desenvolvem.

Tanto podemos encontrar caos e impetuosidade como harmonia e melodia. Os álbuns que ouvi, Blue Cathedral de 2004 e Avatar de 2006, são diversos neste sentido e uma das coisas que mais me agrada é que ao ouvi-los sinto que a música não está necessariamente prevista (mas claro que está), e o que vou ouvir a seguir depende unicamente de para onde a força criativa e imprevisível a levar.

Para quem gosta de influências anteriores, nomeadamente rock mais antigo e psicadélico, poderá encontrar certas ligações a nomes conhecidos como os Pink Floyd, Doors ou até Jimmy Hendrix. É uma questão de confirmarem e de me darem a vossa opinião acerca deste grupo de americanos de San Francisco e Oakland.

Actualmente podem ouvir 3 músicas completas neste link: http://www.myspace.com/cometsonfirerockinblues , mas onde têm a oportunidade de passar os ouvidos por toda a discografia, embora ouvindo somente excertos das músicas é aqui: http://www.lastfm.com.br/music/Comets+on+Fire Por fim, podem também ver no You Tube algumas actuações ao vivo.

Sem comentários: