terça-feira, 22 de janeiro de 2008

HIP-HOP: Mundo Complexo e Ace

O Hip-Hop foi um género músical que chegou relativamente tarde à minha vida. Isto é, nos tempos da minha adolescência, quando a música me acompanhava nas minhas crises exestênciais, não era o Hip-Hop que eu ouvia.

No entanto, com o amadurecimento e a abertura de horizontes que também proporcionamos a nós próprios, conheci outros géneros e com eles o Hip-Hop ou Rap.

Bem, depois desta pequena introdução, gostava hoje de falar de duas aquisições que fiz recentemente. Os Mundo Complexo com "Estamos Juntos", dos qual fazem parte o DJ Kwan, MC Ridículo, MC Tony Moca e MC Tranquilo. A outra compra é ACE, MC dos Mind da Gap que produz e interpreta o projecto a solo "Intensamente".

Em relação aos Mundo Complexo, o que me chamou a atenção foi um videoclip que vi no programa da SIC Radical "Beat Box". O video em questão pertence à música "Pequenos Promenores" e é bonito de se ver, muito original. O tema da música é um elogio à beleza e simplicidade do mundo natural à nossa volta. Com a participação da belissima voz de Melo D, a música é um raio de Sol para ouvir durante todo o dia. Se quiserem, oiçam a letra e a batida aqui, assim como as imagens do video: http://www.youtube.com/watch?v=WkaC_1DWkbY

O álbum é bastante ritmico, com batidas e sonoridades dançáveis. A mensagem é bastante criativa, defensora dos direitos humanos e ambientais e enaltecedora do amor e da amizade.

Quanto, a ACE, desde já digo que sou um apreciador da voz e forma de rapar dos 3 Mind da Gap's. Têm groove e atitude. Também gosto dos pós sonoros com que abrilhantam as suas músicas. São batidas com côr, ritmo e mais uma vez, atitude.

Descobri também este álbum a solo com um videoclip. Neste caso não me lembro onde o vi primeiro. Mas é um clip muito cool, com uma impressionante harmonia entre cores e imagens. A música chama-se "Côr de Laranja" e é uma declaração de intenções de amor em relação a uma mulher. Podem curti-la aqui: http://www.youtube.com/watch?v=S-ntNAKOtyQ
Quanto ao álbum ele é dividido entre batidas e letras que comportam auto-confiança, auto-estima e outras temáticas mais escuras e dolorosas. Gosto particularmente de 1 ou 2 fixas que são exclusivamente sonoras e que na minha opinião, têm muito bom gosto.

E está feito, a minha primeira incursão aqui sobre Hip-Hop. :)

Sem comentários: