sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Hiperactividade e Rock and Roll! - Jon Spencer Blues Explosion

Quero falar hoje sobre uma banda que passou a ser há cerca de 5 anos uma das minhas fontes preferidas de audição. Tenho vários estilos musicais de que gosto, entre os quais o óbvio Rock and Roll. A banda chama-se John Spencer Blues Explosion a a referência aos blues não é casual. Quando ouvir vai imediatamente dizer que a sonoridade não é blues no sentido clássico da palavra mas também vai ligar uma série de aspectos ao estilo e atitude irreverentes, improvisador, melodramático. Os extras residem no toque funky e teatral da voz de Jon Spencer (que muitas vezes está em concerto numa qualquer canção de estúdio).

O que me fascina muito também nesta banda é a multi-sonoridade, os ritmos empolgantes, os caminhos incertos, quase sempre sem amarras a algum elemento. Tanto podemos ter uma sensação de melodia, como em Magical Colours, ACME-1998 (http://www.youtube.com/watch?v=ZhJzM9P_KQ4&feature=related), puro rock and roll em Sweet and Sour, Plastic Fang-2002 (http://www.youtube.com/watch?v=n66ODQPllWE&feature=related), ou improviso e jam em Flavor, Orange-1992. Aqui podemos ver a versão com a participação de Beck (http://www.youtube.com/watch?v=90iaLaPMa9g&feature=related).

São inúmeros os exemplos que poderia dar. Existem bastantes acreditem. Se ouvirem e virem os links anteriores e gostarem vão de certeza explorar e tentar arranjar mais música de Jon Spencer e dos Blues Explosion. Já agora, deêm também uma olhadela a um novo projecto de Jon Spencer, os Heavy Trash. Aqui temos um rock and roll inspirado nos mais antigos. O sentimento blues continua, aliado aos elementos dos Blues Explosion mas desta vez menos estridente e experimentalista. Já agora confirmem: (http://www.youtube.com/watch?v=JedkD2XekmE).

Sem comentários: