domingo, 16 de dezembro de 2007

Eddie Vedder - "Into The Wild" 2007

Há já a algumas semana saiu o álbum a solo de Eddie Vedder. Tomei conhecimento deste facto quando, por entre um zapping na TV, me deparei com o clip de Hard Sun, uma música de grande ambiente e que tem um videoclip com imagens do filme Into The Wild. Juntos, as imagens e a música, fazem um par fabuloso. Acreditem.

Fiquei em pulgas para comprar este álbum. Assim como continuo em pulgas para ver o filme, que ainda não estreou e pior ainda, não tem data prevista de estreia em Portugal.

Para falar sobre o álbum é também necessário contextualizar um pouco o filme. A história é baseada em factos veridicos e passou-se nos Estados Unidos. É o relato na primeira pessoa de um jovem americano (Cristopher McCandless) que, acabada a faculdade com mérito e perspectivas, resolve rumar ao Alaska. Gostava de ver o filme primeiro, mas pelo trailer, (podem-no ver em: http://www.youtube.com/watch?v=UDorNilxPUY&feature=related) e pelo que percebi, para viver... into the wild, uma tentativa de encontrar o seu fundo através do retorno ao mais belo e primitivo que existe à face na Terra.

O disco de Eddie Vedder é a banda sonora do filme. O cantor e compositor canta e toca 11 músicas que se baseiam no formato acústico, a voz, a guitarra, o orgão e o ukelele (cavaquinho havaiano; penso que é assim que se escreve). O som produzido transmite a imagem de alguém sozinho, livre numa paisagem sem fim, a perder-se, a achar-se. Enfim, espero ver o filme muito em breve...

O álbum tem 4 músicas iniciais que surgem como uma preparação de viagem (setting forth), a energia, a invocação do melhor de si (Rise). Temos as noites de nostalgia e de firmeza (Long Nights), o misticismo (The Wolf), o desgosto e apelo à sociedade (Society, música de Jerry Hannan), e a pureza (Guaranteed). Existem ainda mais músicas que estas, oiçam e descubram por vocês mesmos.

É uma álbum simples, mas como se costumam dizer, as coisas simples por vezes são bonitas e têm muito siginificado.

Sem comentários: