quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Cat Power - Descobri uma Caixa de Canções

Aqui há dias despertou a minha curiosidade uma capa de um álbum que eu de repente associei aos quadros do conhecido artista americano Andy Warhol. Não sei se existe a relação mas eu gostei da capa. Não conheço bem o artista contemporâneo mas gosto de construções com cores e simples.

Cat Power. Também achei curioso este nome e talvez não associasse ao tipo de música que encontrei. A artista, que se chama Chan Marshall, é uma escritora de canções que, vim a aperceber-me, já tem alguns álbuns publicados. Estou agora a conhecer mais a sua discografia.

Jukebox, o álbum de que trata este artigo, é um conjunto muito porreiro de músicas para se ouvir. Aliás, mais do que porreiro. A sonoridade é blues, rock, indie rock. A voz é bastante limpa mas forte o suficiente para transmitir bastante carga emocional à sua música. Embora original, a voz talvez faça lembrar a de cantoras como Fionna Apple e já agora P.J. Harvey. O álbum tem por exemplo uma versão de "New Yor, New York", de Frank Sinatra e outras de outros autores conhecidos, pelo que li, mas que eu não consegui identificar.

O piano, a guitarra e a voz dão a este álbum um sentimento de blues, o qual sabe muito bem experenciar com frequência. ;)

Sem comentários: